Decida por você
Muitas vezes, o paciente que busca o tratamento da obesidade espera resultados em curto prazo -- meses e, os mais ansiosos, até em poucos dias. A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afetar a saúde.
Portanto, quando se almeja tratar a obesidade, o paciente sabe que não está tratando simplesmente o excesso de gordura, mas também outras doenças associadas e que essa gordura excessiva acumulada ao longo de anos não pode ser perdida em poucos dias.
Todo o processo de acúmulo de gordura deverá inicialmente ser estacionado e, somente depois disso, é que haverá uma fase de emagrecimento. Mas mesmo antes de iniciar esse processo, o paciente deve estar disposto a mudar, parar com os hábitos alimentares errados e com o sedentarismo, que é outra grande causa da obesidade. Independente de ter realizado cirurgia ou não, as orientações dos profissionais devem ser seguidas à risca, normalmente é assim que se obtêm os bons resultados.
Os pacientes que retornam com menos queixas, emagrecendo de maneira saudável (nem toda perda de peso é saudável) sentindo-se bem, dispostos, demonstram aos profissionais uma boa adesão ao tratamento, ou seja, que estão seguindo as orientações prescritas de maneira adequada.
Não é fácil! Durante muitos anos, os hábitos eram outros, a alimentação estava errada na quantidade e na qualidade. Agora, se você decidiu por uma vida com qualidade e está recebendo os meios para isso, cumpra.
Não se engane. O resultado virá e junto com ele a satisfação e a sua vitória. Você é o principal motor para essa mudança e com certeza o cirurgião, o psicólogo, o nutricionista, o clínico, o fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, enfim, todo esse time de especialistas, está apto e disposto a lhe ajudar.