Síndrome Metabólica é doença associada à obesidade
A Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio.
É uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome. Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco problemas abaixo:
-Obesidade central;
-Hipertensão Arterial;
-Glicemia alterada ou diagnóstico de Diabetes;
-Triglicerídeos alterados;
-HDL colesterol alterado.
Trata-se de uma das doenças que está dentro de rol de comorbidades que fundamentam a indicação de cirurgia bariátrica. No tratamento da Síndrome Metabólica, a cirurgia bariátrica está indicada para pacientes diabéticos ou com múltiplos fatores de risco com IMC >35kg/m² resistentes ao tratamento conservador, realizado continuamente por dois anos.
As cirurgias bariátricas implicam em perda de peso que varia de 20% a 70% do excesso de peso. De acordo com estudos, é o método mais eficaz e duradouro para perda de peso e com melhora nítida dos componentes da síndrome metabólica.
Além disso, é importante destacar a associação da síndrome metabólica com a doença cardiovascular, aumentando a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e o risco cardiovascular em cerca de 2,5 vezes.