Fonoaudiologia para boa mastigação
- Instituto AMO
- 24 de abr. de 2016
- 1 min de leitura

A intervenção fonoaudiológica na equipe de cirurgia bariátrica é fundamental para a preparação e recuperação do paciente. Consiste em uma avaliação e acompanhamento no pré e pós-operatório. No preparo pré-operatório do candidato à cirurgia bariátrica, o paciente é submetido a uma reeducação mastigatória.
O fonoaudiólogo avaliará todas as estruturas participantes das funções da mastigação, respiração, deglutição e fonação, tais como lábios, bochechas, palato duro e mole, língua, frênulo de língua e dentes, verificando as possibilidades deste indivíduo em executar uma mastigação e deglutição satisfatória.
Estudos descrevem o padrão mastigatório do obeso mórbido como muito rápido, priorizando movimentos verticais, o bolo alimentar é grande e com escassez de mastigação. Tais características mastigatórias podem prejudicar potencialmente a adaptação alimentar do paciente submetido à cirurgia bariátrica, propiciando os engasgos, empachamentos, entalos e vômitos, daí a importância desse acompanhamento.